
O corte de cabelo energético
Formada por Sophie Tacussel, consultora em psicocapilaridade, formadora e embaixadora do método Rémi Portrait, pratico o corte energético.
O que é?
Muito mais do que um simples corte de cabelo, o corte de cabelo energético é um cuidado profundo que atua simultaneamente sobre o cabelo, o corpo e o plano emocional.
Esta técnica inspira-se na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e baseia-se em estudos biológicos.
O cabelo é cortado com uma navalha tradicional, seguindo a linha dos meridianos do couro cabeludo. A lâmina emite vibrações ao longo do fio até à raiz. Essas vibrações estimulam a papila, ativam a microcirculação sanguínea e ajudam a reposicionar o músculo responsável pelo volume.
É por isso que este método é também conhecido como corte de cabelo vibratório.
O nosso cabelo carrega a nossa história. Reage às emoções, às mudanças de vida, às tensões acumuladas. Perda de densidade, falta de brilho, cabelo baço ou cansado — são sinais que refletem um desequilíbrio interior.
Todo o desconforto físico ou emocional resulta de um bloqueio energético no corpo. Através das vibrações da navalha, o corte energético estimula os pontos de acupuntura localizados no couro cabeludo. A energia volta a circular, libertando o que estava estagnado. Este processo acontece de forma natural, sem que o mental o possa controlar. O corte proporciona uma sensação de leveza, como se um peso invisível fosse deixado para trás.
Mais do que uma mudança de corte, trata-se de uma transformação interior que se reflete no exterior.
É, portanto, um cuidado capilar terapêutico — uma verdadeira libertação emocional que permite uma melhor compreensão de si.
Como decorre uma sessão?
A sessão começa sempre com uma breve conversa, para compreender as expectativas, as necessidades e o estado emocional do momento...
De seguida, é realizado um massagem craniana shiatsu relaxante. Este momento de descontração ajuda a libertar tensões e prepara o corpo para receber o corte.
Segue-se o corte de cabelo energético, realizado com navalha tradicional. O processo desenvolve-se em duas fases:
- Fase tonificante, em que o cabelo é cortado de baixo para cima, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo a libertação emocional.
- Fase apaziguadora, em que as pontas são trabalhadas em forma de diamante, trazendo leveza e harmonia.
Se necessário, o corte é ajustado à tesoura, de acordo com as preferências, e a sessão termina com a secagem.